A arte de cuidar-um ato de amor para com os idosos
- joracidelima
- 31 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Quem ainda não precisou cuidar de um familiar ou amigo idoso, com certeza conhece alguém que se dedica a esses cuidados.
Com o envelhecimento populacional acelerado que o mundo vive, será cada vez mais comum encontrarmos famílias que buscam ajuda nos cuidados com seus familiares idosos.
Cuidar de uma pessoa idosa exige cuidados diferentes e um preparo emocional especial. Afinal, estamos lidando com uma pessoa que têm uma história de vida, suas próprias manias e jeito de ser, os quais devem ser valorizados e respeitados.
Seguem algumas dicas para ajudar nos cuidados:
1) A hora do banho sempre é o mais crítico, dizem os familiares. Os especialistas dão dicas para facilitar este momento:
Explique com atenção o que ocorrerá, principalmente ao lidar com pacientes com alteração de memória – “a água cairá do chuveiro bem quentinha…”
Separe as roupas do paciente antes do banho, e deixe sobre a cama;
Coloque uma música que o paciente goste, para criar um ambiente agradável;
2) Para o idoso com demência, é necessário uma rotina bem estabelecida, a fim de que facilite o reconhecimento das atividades a serem realizadas no dia-a-dia;
3) É importante companhia durante as refeições. É sabido que além de ser mais agradável, comer acompanhado representa se alimentar melhor.
Sempre digo aos familiares de pacientes idosos, que não é tão simples e fácil cuidar. Cuidar, de verdade mesmo, é dispor de tempo, paciência e de muito amor. Com certeza é uma maneira, uma oportunidade, de retribuirmos as inúmeras noites que nossos pais perderam conosco quando éramos bebês.
Mas alguns perguntam – “ Mas meus pais não foram amorosos comigo, como posso sê-lo agora para com eles ?”
Eu respondo com dificuldade – “se você não consegue pôr em prática o que acha ser a ideal forma de cuidar, tente contratar alguém que o faça”.
Não estar envolvido de forma emocionalmente ruim com o paciente, é uma boa maneira de ofertar cuidados de forma imparcial.
Parabéns a todos vocês cuidadores de idosos, que transformam seus dias em puro ato de amor!
Publicada por Joraci de Lima




Comentários