Polícia Militar alerta sobre o golpe e como agir ao receber uma ligação
- joracidelima
- 11 de mai. de 2017
- 3 min de leitura

A Polícia Militar está alertando a população sobre uma série de tentativas de aplicação do golpe do falso sequestro na região de Campo Erê. Nesta quarta-feira (10), policiais militares de Campo Erê, atenderam ocorrência de suposto sequestro com exigência de pagamento para liberação da vítima, através do telefone de emergência 190.
O irmão da suposta vítima relatou que sua mãe estava ao telefone com um homem, possível sequestrador de sua filha. Com a chegada da guarnição policial no local, um dos policias se passou pelo irmão da vítima e iniciou a negociação por telefone, com valores e localização para pagamento e liberação, tudo para ganhar tempo enquanto outros policias buscavam contato com a possível vitima por telefone e redes sociais, a qual mora no sudoeste do Paraná.
Logo em seguida foi constatado que a filha passava bem e não estava sobe domínio de sequestradores. O policial identificou se identificou e não obteve mais contato com o autor da ligação. O homem do outro lado da linha pedia R$ 150 mil para a liberação da suposta vítima.
DICAS:
Nas ligações, os infratores forjam um sequestro de um ente familiar, ligando geralmente a cobrar, para uma pessoa escolhida aleatoriamente. A partir do momento em que a vítima em potencial aceita a chamada e a ligação é completada, começa a ser ameaçada. Do outro lado da linha alguém agressivo mente que um familiar da vítima está sendo feito refém. Tudo tem uma dose extra de realismo, onde pode-se ouvir gritos e pedidos de socorro ao fundo da ligação, sendo que aproveitando do pânico causado, os infratores acabam levando a pessoa a confirmar detalhes do próprio familiar, causando confusão em quem está sendo ameaçado.
Acreditando que está realmente diante de um sequestro, a vítima é levada a crer que se avisar à polícia ou entrar em contato com outros parentes, o suposto sequestrado corre risco de ser morto. O pedido de resgate vem com a determinação do valor e a indicação de um número de conta bancária para depósito da quantia solicitada. Outra forma de atuação dos infratores, se dá também através de pedido de compra de créditos telefônicos.
A Polícia Militar informa que em todos os casos, ao receber uma ligação desta natureza, a pessoa não deve agir pelo impulso e sim pedir para conversar com o parente supostamente sequestrado, avisando à polícia, para que providências possam ser tomadas e orientações repassadas.
A primeira orientação da Polícia Militar à vítimas de ameaças de falso sequestro é que mantenham a calma. A partir disso, devem entrar em contato com o familiar supostamente sequestrado para confirmar que ele esteja bem. Em seguida, a vítima deve ligar para o telefone de emergência da Polícia Militar que atende pelo número 190 e repassar informações que possam levar à prisão dos golpistas. Detalhes como número de conta corrente, forma de agir, como a ameaça está sendo feita ou até mesmo a origem das ligações são importantes para o banco de dados da PM.
Caso você atenda uma ligação como esta, saiba como agir:
1- Quando ligarem para sua casa perguntando quem está falando, não responda enquanto a pessoa que ligou não se identificar. (É a forma que eles usam pra saber o nome das pessoas da casa, fazer uma ligação, perguntar o nome e fingir que é engano).
2- Peça para filhos e para a família em geral sempre informar onde estão e com quem estão, assim mesmo que eles não estiverem portando o aparelho celular, poderão ser encontrados facilmente através dos amigos. 3- Alerte os filhos quanto aos lugares por onde andam, tomando cuidado com pessoas estranhas.
Segurança Pública é construída por todos, que somando responsabilidade, prudência e prevenção, torna viável a paz social que almejamos.
Fonte:WH3
Publicada por Joraci de Lima




Comentários