top of page

Médico explica porque crianças e idosos ficam doentes com o frio

  • joracidelima
  • 16 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Com dias cada vez mais gelados, procurar abrigo em locais fechados pode parecer uma boa ideia para quem quer se aquecer. Apesar de parecer prática, a ação pode submeter a pessoa a ambientes não muito seguros à saúde, principalmente em locais com aglomerações, como salas de espera e ônibus.

O alerta é do pediatra Henrique Naufel, coordenador do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Segundo ele, crianças e idosos são os que mais sofrem com as baixas temperaturas.

Ainda de acordo com o médico, não é o frio em si que deixa as pessoas doentes, mas os hábitos que são adotados sob baixa temperatura. “A gente tende a interiorizar mais, procurar ambientes fechados e mais quentes”, afirma. Dentro de casa, isso não chega a ser um problema. Entretanto, em locais com grandes aglomerações, todos ficam mais expostos às infecções respiratórios que são transmitidas pelo ar.

O geriatra Rubens de Fraga, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Gerontologia (SBGG), afirma que a atenção à saúde dos idosos deve ser redobrada, já que eles são mais sensíveis e suscetíveis às lesões relacionadas ao clima, como a hipotermia (queda da temperatura corporal), queimaduras de pele e quedas.

Além da hipotermia, as infecções, gripes, pneumonia e dores crônicas (como artrites e artroses) estão entre os problemas mais recorrentes entre os idosos.

A hipotermia acontece quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus. Os sintomas mais comuns são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio. Em um estágio avançado, a pessoa pode apresentar fala enrolada, perda de consciência e choque.

Apesar do frio, a Secretaria Municipal de Saúde não registrou aumento na procura por atendimento nas unidades de Saúde da Cidade – em algumas, como o Pró-Criança, até houve redução no fluxo de pacientes. Segundo a Pasta, o pico de atendimento neste ano aconteceu entre março e abril, por conta, sobretudo, do surto antecipado de gripe.

A baixa procura durante esses dias mais frios também pode ser atribuída aos resultados da campanha antecipada de vacinação deste ano, diz a Secretaria, destacando que ainda há doses da vacina disponíveis em todas as unidades de saúde do Município. Ela só é aplicada aos grupos prioritários: idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas e indígenas.

Fonte : DANILO SANS

Atenção...!!!

Em Coronel Freitas-SC,você poderá contar com a Casa de Repouso Aconchego do Idoso,um local sério e seguro,com profissionais competentes e autorizados à cuidar de idosos.A Casa de Repouso Aconchego do Idoso,tornou-se referencial às famílias,sendo esse um assunto muito sério e delicado.

A equipe profissional conta com serviços de Enfermagem,Assistência Psicológica e atendimento de Serviço Social

Contatos: email-aconchegodoidoso2016@yahoo.comTelefones: 49-98845 1058 / 98811 8245 / 98829 4515

Publicação Joraci de Lima

Comentários


Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page