Você na era digital: os desafios da revolução da comunicação
- joracidelima
- 1 de jun. de 2017
- 3 min de leitura

Vivemos em um momento de grandes transformações. O costume e as rotinas pessoais sofreram inúmeras modificações.
A Internet mudou repentinamente a vida das pessoas. Novas terminologias incorporaram ao vocabulário. Do refinado ao tradicional, todos sofreram mutações digitais. As ações e costumes foram modificados, para não dizer revolucionados.
Podemos classificar a era digital como uma revolução da comunicação e uma grande transformação na informação. Trata-se de um novo ciclo na rotina e na cultura popular mundial.
Não se trata somente da cultura, mas dos costumes, das regras sociais, das convenções. A era digital alterou radicalmente os paradigmas da comunicação, os padrões da publicidade, do marketing e os hábitos do comércio.
A ruptura dos antigos modelos afetaram os conceitos populares e mercadológicos. A passagem dos negócios do mundo físico para o virtual não foi algo de fácil aceitação. Tanto que especulações e incoerências geraram gastos e investimentos excessivos originando o efeito "bolha", onde muitos empreendedores abriram falência e outros precisaram reaver seus conceitos para sobreviver e reerguer-se frente à nova era.
Toda revolução tem a sua consequência. A era digital trouxe inúmeras para a humanidade. A principal delas é o dinamismo e a agilidade na propagação da informação. Enviar e receber conteúdos atualizados 24 horas por dia, podendo ser acessados a qualquer instante, seja dia ou noite, de qualquer ponto que tenha uma conexão de dados, é uma das características da Internet.
O mundo virtual é muito ágil. Rapidez e agilidade combinadas ao dinamismo e a conveniência tornam a Internet o meio de comunicação mais eficiente da atualidade. A era digital difundiu uma nova forma de comunicar-se, de levar conhecimento a inúmeros pontos antes nunca mensurados ou conhecidos.
Muito se fala em "tempo real" ou "real time". Muito se discute sobre "full time" ou "tempo integral". Terminologias inerentes ao mundo digital. Quando não são aplicadas de forma coerente e estrategicamente elaboradas, representam um fracasso de proporções incalculáveis.
A era digital representa a agilidade em transmitir uma informação em tempo real a qualquer instante em qualquer ponto do globo terrestre. Estar sintonizado é saber filtrar essa informação e utilizá-la de forma coerente nos mais variados âmbitos da vida diária e corporativa.
Um excesso de informação surge na era digital. Temos que saber filtrá-la, temos que saber a veracidade de sua fonte para não cairmos no erro de abraçar uma verdade que não é absoluta. Em qualquer ponto da rede é possível absorver algum conteúdo. Mas todo cuidado é pouco.
As corporações e os negócios são vítimas diárias das transformações digitais. Novos conceitos surgem dia-a-dia e os antigos sofrem alterações radicais para adaptarem-se aos novos costumes. Antes não se discutia sobre marketing relacional, garantia da satisfação contínua, desenvolvimento de processos, sustentabilidade, entre tantos outros.
A era digital aproximou a interação entre as pessoas, mas o seu uso excessivo afastou-as do convívio diário. Isso mostra que tudo na vida deve ser realizado com muito bom senso, com o devido equilíbrio e sempre pensando nas consequências.
O aumento do consumo é outro fator proveniente da era digital. Não há mais a necessidade de sair de casa para comprar produtos e serviços. Basta alguns cliques e com acesso a algumas páginas, temos uma nova aquisição material.
A responsabilidade e o bom senso, aliados a processos, técnicas e estratégias são diferenciais fundamentais para o sucesso pessoal e corporativo para quem precisa manter-se em evidência e sobreviver ao mundo competitivo e agressivo.
DESTAQUE
Zeus Equipamentos
Zeus Equipamentos empresa especializada em vendas e assistência técnica de computadores, servidores empresarial, impressoras, sistema para emissão de notas eletrônicas, tablet e Smartphone.
Contato:3347 0675 / Coronel Freitas-SC
Publicação Joraci de Lima




Comentários