Campanha de multivacinação começa amanhã e inclui meningite C; veja situação da doença em SC
- joracidelima
- 10 de set. de 2017
- 1 min de leitura

Santa Catarina registrou 578 casos e 42 mortes no ano; Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) diz que não há surto.
A partir de segunda-feira (11) começa a campanha de multivacinação na rede pública de saúde no país. Entre as vacinas oferecidas, está a Meningite C, um dos tipos da doença. Apesar de o número de casos de meningite no estado estar na média dos outros anos, em Itajaí, a quantidade já é maior do que em 2016. Segundo a Dive, não há surto da doença no estado.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) esclarece que a vacinação é a melhor forma de prevenção. "Os sintomas da meningite podem começar de forma lenta ou abrupta. Geralmente, a de forma abrupta é a meningócocica, que poderia levar até a morte", explica o médico infectologista Ricardo Freitas.
A meningite pode ser causada por bacterias, vírus, parasitas e fungos, além de processos não infecciosos.
Ainda de acordo com informações da Dive à NSC TV, foram 578 casos de meningite neste ano e 42 mortes. Segundo o orgão, o número está dentro da média dos últimos anos. Em 2016, foram confirmados 727 casos de meningite no estado, com 65 mortes.
Vacinação
Em 2017, a vacina contra a meningite C passou a ser oferecida também a adolescentes de 12 a 13 anos. Anteriormente, apenas crianças de até 1 ano eram imunizadas.
Pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos estarão na campanha de multivacinação.
Fonte : G1
Publicação Joraci de Lima




Comentários