Blumenau-Ataques racistas contra advogado está sendo investigado
- joracidelima
- 28 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Polícia Civil instaurou inquérito na tarde desta quarta-feira (27) para apurar o ataque racista contra o ativista e advogado Marco Antônio André em Blumenau, no Vale do Itajaí. "É preciso um combate efetivo e rápido para que isso não se torne uma bola de neve. Estou trabalhando como sendo um caso isolado. Até porque se a gente consultar o nosso sistema policial, são pouquíssimas as ocorrências nesse sentido no estado", afirma o delegado Lucas Gomes de Almeida.
Na segunda-feira (25) o advogado viu os cartazes colados na parede da casa e em um poste. Com símbolos do movimento norte-americano Ku Klux Klan, a mensagem fazia ameaça por ele ser negro e praticante de religião de matriz africana.
"Por mais que eu não queira crer que os cartazes são para mim, não há outra leitura. Procurei outros cartazes e não tinha", contou Marco Antônio.
Conforme o NSC Notícias, após ele registrar boletim de ocorrência nesta quarta-feira, os investigadores foram até a casa da vítima, conversaram com vizinhos e também solicitaram imagens do sistema de monitoramento de casas e das ruas ao redor.
"Eu estou trabalhando com a possibilidade de ser uma pessoa mais jovem, um estudante, mas não vamos descartar nenhuma possibilidade", disse o delegado.
A pena para este tipo de crime vai de dois a cinco anos. Este é um crime imprescritível e inafiançável.
"É preciso um combate efetivo e rápido para que isso não se torne uma bola de neve.
O delegado tem trinta dias pra concluir o inquérito.
"O Estado tem que mostrar uma repressão efetiva, rápida e forte nesses crimes. Somos um país democrático, a população é miscigenada. Todo mundo tem uma mistura de outra raça, então esse crime causa repúdio pra sociedade. Estamos num Estado democrático e isso afronta a dignidade da pessoa humana porque fere a moral e também coage a vítima, que tende a não ficar mais a vontade naquele local", afirma Almeida.
Fonte : G1
Publicação Joraci de Lima




Comentários