top of page

CHAPECÓ-EM NOVE MESES, 89 MULHERES FORAM ESTUPRADAS

  • joracidelima
  • 20 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Em Santa Catarina, cerca de oito mulheres são estupradas por dia

O índice de violência contra mulher em Chapecó vêm somando casos alarmantes durante o ano de 2017. Entre violência doméstica, lesões corporais e feminicídio, um dos casos mais registrados de janeiro a setembro deste ano é o estupro consumado.

Segundo dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), 89 mulheres foram vítimas de estupro em Chapecó nos primeiros noves meses de 2017. Só no mês de Junho, 15 vítimas foram estupradas no município. Na Região Oeste catarinense, foram registrado nesse mesmo período 390 casos de estupro consumado.

De acordo com o Código Penal Brasileiro em seu artigo 213 (na redação dada pela Lei nº 12.015, de 2009), estupro é: constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

Essa realidade é vivenciada pelo estado inteiro. No total, 2.283 mulheres foram vítimas de estupro em Santa Catarina de Janeiro a Setembro deste ano. Na média, cerca de oito mulheres são estupradas por dia no estado. Outros casos de agressão que ganham destaque como mais registrados em Santa Catarina são de lesões corporais, registradas em média, 57 ocorrências por dia.

Em Chapecó, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) é a responsável pela investigação dos casos de violência sexual contra mulheres. De acordo com o Delegado Dr. Luiz Schaefer Junior, este tipo de crime tem prioridade absoluta nas investigações, em razão da gravidade dos fatos. “Nós providenciamos uma resposta rápida e com resultados satisfatórios a vítima e a sociedade”- explica o Delegado.

Ainda conforme Schaefer, ainda existe uma grande dificuldade nas denúncias desses crimes – “A vítima ela possui um certo receio ao denunciar o seu agressor. Muita vezes com medo dele ou então com medo de como a sociedade reagira em relação ao fato.”- conta.

Após o caso chegar ao conhecimento da DPCAMI, a vítima recebe total apoio da Polícia Civil e também de apoio social junto ao município.

Fonte : ClicRDC

Publicação Joraci de Lima

Comentários


Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page