Produção de milho em SC deve crescer 8% na safra 2018/2019, diz Epagri
- joracidelima
- 31 de out. de 2018
- 1 min de leitura

O grão é considerado fundamental para abastecer as cadeias produtivas de proteína animal no Estado.
A safra 2018/19 em Santa Catarina deve colher 2,7 milhões de toneladas de milho, 8,16% mais que na anterior, segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A produtividade média das lavouras está estimada em 8,15 toneladas por hectare.
O agronegócio catarinense consome aproximadamente 7 milhões de toneladas de milho por ano, sendo que, mais de 4 milhões de toneladas são trazidas de outros estados.
"Como estamos em uma região que produz muita carne e proteína, se nós não produzirmos a proteína também fica mais cara", explica o pesquisador da Epagri/Cepa Gilberto Curti.
O anúncio do aumento em relação à produção da última safra foi comemorado pela categoria. Na propriedade do produtor rural Bruno Bortoluzzi, onde há plantio de milho desde o tempo do pai dele, a expectativa pela próxima colheita é positiva.
"O clima está ocorrendo perfeito, com bastante chuva no momento certo. Nós esperamos ter, se o tempo continuar dessa forma, uma safra muito boa da cultura do milho deste ano", disse Bortoluzzi.
O plantio começou em agosto e as primeiras colheitas devem sair em janeiro. Até outubro, já teve aumento de 5,8% na área plantada.
Os destaques na produção no Estado são para as cidades de Xanxerê e Campos Novos, onde deve ser colhido mais de 10 toneladas do grão por hectare.
Fonte: G1
Publicação Joraci de Lima




Comentários